1. (FUVEST-SP) Na frase seguinte, o indefinido “alguma” tem valor positivo. “Muitas vezes encontro sua lembrança em alguma esquina da cidade.”
Construa uma frase em que alguma tenha valor negativo,
correspondendo a nenhuma.
2. (FUVEST-SP) Dê o significado de todo em:
a) “Ai! Por que todo ser nasce
chorando?”
b) “Chegou com o rosto todo machucado.
3. (FUVEST-SP) Na frase: “Volte outro dia.”, a forma destacada é um
indefinido. Escreva uma frase empregando essa mesma forma como qualificativo.
4. (UFSCar-SP) Dê o valor do indefinido
algum na frase:
Preferem qualquer emprego a emprego
algum.
_________________________________________________
5. (FEI-SP) Examine as duas frases:
a) O vira-lata é um cão qualquer.
b) Simpatizo com qualquer cão.
I- Dê a classe gramatical da palavra qualquer na frase b: _____________
II- Explique o sentido de qualquer na frase a:
______________________
6. (UEPG-PR) Na oração: – Certos amigos não chegaram a ser jamais
amigos certos – o termo destacado é
sucessivamente:
a) adjetivo e pronome.
b) pronome adjetivo e adjetivo.
c) pronome substantivo e pronome
adjetivo.
d) pronome adjetivo e pronome
indefinido.
e) adjetivo anteposto e adjetivo
posposto.
7. Classifique a palavra um de acordo
com a classe gramatical a que pertence.
(
) O que um faz todos aprovam. ( 1 ) artigo
indefinido
(
) Não lhes sobrou um só real. ( 2 )
pronome indefinido
(
) Lutou como um herói. (
3 ) numeral cardinal
8. O pronome indefinido todo, quando
precede substantivo, sendo, portanto, pronome adjetivo, tem o sentido de
qualquer ou todos. Se, porém, for sucedido pelo artigo o/a (todo o), exerce uma
função adjetiva em relação ao substantivo que acompanha, e seu sentido passa a
ser inteiro(a).
Toda cidade vibrou com os jogos olímpicos. (Todas as
cidades vibraram...)
Toda a cidade vibrou com os jogos olímpicos. (A cidade
inteira vibrou...)
Preencha as lacunas, completando-as
adequadamente com todo ou todo o:
a) Percorri ______ país, de norte a
sul. (todo – todo o)
b) Nem _______país é banhado pelo mar.
(todo – todo o)
c) ____ colheita foi perdida com a seca
dos últimos meses. (toda – toda a)
d) ____ aluno em final de curso deve
passar pela secretaria para assinar documentos. (todo – todo o)
f) Preenchi _____ cupom e enviei-o pelo
correio. (todo – todo o)
g) _____ Brasil vibrou e se entristeceu
com a Copa de 1998. (todo – todo o)
9. (UFMA) Identifique a oração em que a palavra certo é pronome indefinido:
a) Certo perdeste
o juízo.
b) Certo rapaz te procurou.
c) Escolheste o rapaz certo.
d) Marque o conceito certo.
e) Não deixe o certo pelo errado.
10. Há pronome indefinido,
EXCETO em:
a) Já ouço
alguém dizendo que é o ônus de ser famoso.
b) O sorriso só
sumiu quando o celular mergulhou no rio.
c) Tornou-se
falta de educação não registrar certos momentos.
d) Um garçom,
alguns metros à frente, passa com uma bandeja de água [...]
11. (UC-MG) Encontramos pronome indefinido em:
a)
"Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado."
b)
"Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandoná-las."
c) "A
nós, provavelmente, enganariam, pois nossa participação foi ativa."
d) "Havia
necessidade de que tais ideias ficassem sepultadas."
e)
"Sabíamos o que você deveria dizer-lhe ao chegar da festa."
12. (UEPG-PR)
"Toda pessoa deve responder
pelos compromissos assumidos." A palavra destacada é:
a) pronome
adjetivo indefinido
b) pronome
substantivo indefinido
c) pronome
adjetivo demonstrativo
d) pronome
substantivo demonstrativo
e) nenhuma
das alternativas acima é correta.
13. (EPCAR – Adaptado) Assinale a
alternativa que apresenta o que como
pronome interrogativo:
a) Os que chegaram
atrasados farão a prova?
b) Se não precisas
de nós, que vieste fazer aqui?
c) Quem pode
afiançar que seja ele o criminoso?
d) Teria sido o
livro que me prometeste?
e) Conseguirias
tudo que desejas?
14. O pronome em
destaque classifica-se como interrogativo em:
a) “Como o país
pretende afirmar sua inserção na nova ordem global?”
b) “Quais serão
os maiores desafios a superar?”
c) “Esta obra
apresenta respostas a essas […]”
d) “[…] e a outras perguntas,
envolvendo uma nova geração de diplomatas […]”
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